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A importância da respiração para controlar a ansiedade na gestação.



A gravidez é um período em que ocorrem transformações físicas, hormonais e emocionais. Além disso, a mulher está sempre em busca de informações sobre a gestação e desenvolvimento do bebê, o que a deixa ansiosa por tantas descobertas e insegura com o que acontecerá após o parto, principalmente se for o primeiro filho.


Essa ansiedade não deve ser extrema, pois acaba prejudicando seu dia-a-dia, tanto no relacionamento com seu parceiro como no ambiente de trabalho, pois diminui sua produtividade e eleva o stress. Por todos esses fatores, é importante a gestante identificar quando essa ansiedade está fora do controle a ponto de prejudicar sua saúde mental e até a respiração. Ela pode ficar ofegante por um período longo do dia.


Outro fator importante é o companheiro perceber essa mudança de comportamento e conversar com sua parceira. Juntos eles podem se ajudar!

Além da prática regular de exercícios físicos, um trabalho de respiração orientada ou livre é extremamente importante para que a gestante consiga ter equilíbrio emocional, não coma por compulsão e não ganhe peso sem necessidade, além de favorecer a produção da endorfina, conhecida como o hormônio do bem-estar.


Você, gestante, já pensou em dedicar um tempo para praticar alguma técnica de respiração antes ou depois da sua jornada diária, tanto profissional quanto pessoal?


Atualmente, existem várias técnicas, mas os benefícios de todas são os mesmos:

  • relaxamento físico e mental, aliviando a ansiedade;

  • melhora da qualidade do sono, que influencia no bom desenvolvimento do bebê;

  • redução do stress;

  • melhora do humor e da criatividade;

  • melhora da disposição.


Conhecendo os benefícios de inserir a prática da respiração consciente no seu dia-a-dia, que tal começar com 5 a 10 minutos de duração, ao acordar ou quando for dormir?


Pratique no horário que achar ideal dentro da sua rotina e logo será possível sentir os efeitos positivos no seu corpo.




Fernanda Parmagnani é Personal Trainer e professora de aulas coletivas com mais de 20 anos de experiência. Recentemente, teve lançado o livro “Atividade Física e inovação: tendências e perspectivas”, do qual participou.

A profissional possui dois programas exclusivos, voltados para a saúde da mulher: Fit Workout e Fit Flex.


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