top of page
  • Foto do escritorAffetic

Família e vida profissional: como ser produtivo em ambos?

Atualizado: 17 de abr. de 2021

Como manter a produtividade no trabalho sem deixar de lado o cuidado com os filhos? Como ser pai e mãe presentes mesmo tendo que trabalhar? Como, afinal, encontrar o equilíbrio entre trabalho e família? Pais e mães estão constantemente à procura de respostas para essas perguntas.



Uma premissa básica para o sucesso em qualquer área da vida é a capacidade de organização. E não é diferente quando o assunto é família. Criar uma rotina equilibrada pode te trazer bons resultados tanto no trabalho quanto em casa.

A busca pela perfeição e a ilusão de querer dar conta de tudo, porém, são armadilhas que aparecem nesse processo e podem levar pais e mães à frustração. A chegada de um filho muda a dinâmica da casa, tornando os dias mais agitados e imprevisíveis. Portanto, é preciso ter flexibilidade e a compreensão de que nem sempre as coisas sairão como planejado.

O planejamento te permite gerir melhor o tempo.

Quando planeja seus compromissos diários, semanais e até mensais, você tem uma melhor compreensão do tempo, o que te permite realizar uma quantidade satisfatória de tarefas com mais qualidade. Ao contrário do que muitos dizem, a rotina não aprisiona, mas liberta e ajuda você, seu filho e seu trabalho.

Estabelecer uma rotina não é algo complexo. Está ao seu alcance e requer apenas vontade e alguns minutos. Trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nisso:

  • Escolha um local para registrar suas atividades. Pode ser um caderno, seu celular ou computador; o que for melhor para você;

  • Liste seus compromissos do trabalho e as tarefas de casa. Atente-se para estipular uma quantidade de compromissos diários que comprometa sua saúde física e mental;

  • ·Busque fazer uma divisão de tarefas justa entre pai e mãe. Caso tenham uma rede de apoio, peçam ajuda sempre que necessário;

  • ·Organize a rotina do seu filho. Estabeleça tempo para as atividades, horários para as refeições e para dormir e deixe claro para ele a hora em que o pai e a mãe saem e retornam do trabalho. Para os pais em home office, estabelecer um local adequado para isso - seja uma mesa ou um cômodo da casa - pode ajudar. Dessa forma você minimiza os choros e frustrações da criança, pois ele já está ciente da rotina da família;

  • ·Defina suas metas e objetivos diários, semanais, mensais e até anuais. Só não se esqueça de que suas metas e objetivos precisam ser realistas e possíveis para evitar frustações.


Após ter sua rotina estruturada, tenha disciplina para cumprir sua agenda e colha os resultados dessa organização.


32 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page