top of page
  • Foto do escritorAffetic

Gestação e vacinação contra COVID-19: tire suas dúvidas.



Com a recomendação dada pela Anvisa de suspender temporariamente a vacina Astrazeneca (Oxford) para gestantes, muitas dúvidas surgem sobre a imunização desse grupo especial.


Na última segunda-feira, dia 10 de maio, o Ministério da Saúde informou que está sob investigação o caso de uma gestante que morreu após ser vacinada.

"A ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela covid-19. Neste momento, recomenda-se a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”.


Para te ajudar a entender melhor esse tema, trouxemos, abaixo, respostas às principais dúvidas entre grávidas e lactantes:


Novas variantes do Coronavírus são mais agressivas para grávidas? O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, comentou durante uma coletiva de imprensa do Ministério da Saúde que as novas variantes do coronavírus têm sido mais agressivas para as grávidas. “A visão clínica, de especialistas, nos mostra que essa variante nova tem uma ação mais agressiva nas grávidas”. Já na opinião do Infectologista Filipe Prohaska, “a verdade é que ainda se sabe pouco sobre essas variantes, e todo o cuidado deve ser ampliado. As gestantes devem, nesse primeiro momento, ter mais cuidado, redobrar as medidas de isolamento social, uso de máscaras e higienização, para evitar não só o covid-19 e suas novas cepas, como outras doenças virais”.


O que é considerado comorbidade em grávidas?

  • Asma brônquica

  • Diabetes

  • Doença cardiovascular

  • Doenças autoimunes

  • Doenças renais crônicas

  • Hipertensão arterial crônica

  • Imunossuprimidas

  • Obesidade (IMC maior ou igual a 30)

  • Transplantadas


Grávidas que possuem comorbidades e já tiveram covid-19 podem se vacinar?


Sim. Mesmo aquelas que já tiveram covid-19 podem tomar a vacina, desde que a imunização seja feita 30 dias após o início dos sintomas. De qualquer forma, é importante que a recomendação seja feita pelo seu médico.


Existe um período certo da gestação para tomar a vacina contra a covid-19?


Não existe um período específico, podendo ser realizada a vacinação desde a descoberta da gravidez. A única recomendação é de que a mulher tenha mais de 18 anos. Em um primeiro momento, serão vacinadas as gestantes que possuem algum tipo de comorbidade. Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/gravidez/vacinacao-contra-covid-19-em-gravidas-respondemos-as-7-perguntas-mais-comuns/

12 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page