top of page

Obesidade na gestação e sua influência no desenvolvimento do bebê



Hoje se sabe que a nutrição equilibrada tem papel fundamental no crescimento e desenvolvimento infantil, exercendo efeito importante sobre o risco de futuras doenças crônicas, como obesidade e diabetes.


Nesse contexto a amamentação (e, por consequência, a composição do leite materno) é um dos fatores mais influentes. O leite materno contém ácidos graxos poli-insaturados envolvidos no crescimento, sistema imunológico, visão, desenvolvimento cognitivo e motor.



Recentemente, foi publicado na revista Nutrients um estudo que analisa a relação entre obesidade gestacional e a composição de ácidos graxos do leite materno sobre o crescimento e a cognição infantil. Os pesquisadores observaram que o leite materno de mães com excesso de peso possuía níveis aumentados de gorduras saturadas e menores quantidades dos ômega 3 e ácido docasahexaenóico (DHA). Além disso, o IMC infantil aos 6 meses de vida foi inversamente associado com o conteúdo de ômega 3 e ômega 6 do colostro.


Também se identificou que a cognição infantil foi positivamente influenciada pelo conteúdo de ômega 3, ômega 6 e DHA e negativamente influenciada pelo baixo conteúdo de ômega 3 no leite materno.

Os dados deste estudo, portanto, apontam para a importância da promoção e manutenção de um peso saudável antes, durante e após a gestação, assim como a qualidade da alimentação, que exercerão direta influencia na composição do leite materno e, assim, na saúde da criança futuramente.


Procure uma nutricionista para acompanhamento nutricional personalizado.


Referência bibliográfica:

PUENTES, A.G.; ALEMANY, A.M.; CHISAGUANO, A.M. et al. The effect of maternal obesity on breast milk fatty acids and its association with infant growth and cognition—The PREOBE Follow-Up. Nutrients; 11(9): 2154, 2019.

16 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page