top of page

Organização das memórias emocionais e educação parental



A emoção é um sistema que antecipa nossas respostas com base nas reações orgânicas. E essas reações todos conhecem muito bem: o coração batendo acelerado, frio na barriga, músculos rígidos etc. Contudo, a emoção busca representar lesão, dor, perigo ou morte e, muitas vezes, reconhecemos essa dor ou perigo por semelhança a alguma situação que já vivemos. Outras vezes, não. A emoção pode estar programada geneticamente e, mesmo que não estejamos vivendo algo parecido com lesão, dor, perigo ou morte, teremos uma reação emocional para cada coisa que nos acontece. O próprio nome já diz: re-ação! É algo que vem como resposta rápida para cada demanda do ambiente. E as possibilidades de respostas são como manuais de ações que ficam guardados nas estantes da memória emocional. Todos nós dispomos de inúmeras possibilidades para reagir a cada situação, pois possuímos as "estantes das experiências já vividas" e as estantes que foram dos nossos pais, as quais nos foram herdadas geneticamente. Na hora da ação, não conseguimos descrever, nem localizar de qual estante aquela ação veio; nós simplesmente agimos. Talvez o manual tenha vindo da estante “errada”, talvez aquele manual tenha feito sentido para proteger nossos pais, mas falham em nos proteger ou nos superprotegem. Talvez no processo de generalização das situações, principalmente aquelas que estão ligadas às emoções mais fortes, façamos uso de mais manuais do que o necessários.


Mas o que isso tem a ver com educação parental?

Tem tudo a ver. Afinal, essa mesma estante que você acessa será herança dos seus filhos. Mas se o manual dessa estante falha com você, é possível que também não seja eficaz na vida dos seus herdeiros. A boa notícia é que há como ajustar isso em você. É possível fazer uma reorganização das memórias emocionais que te levam ao manual correto a cada situação.


Se você sente que reage de forma equivocada nas situações de stress e conflito, busque ajuda de um profissional da mente para dar a seu filho a oportunidade de reagir com sensatez e sabedoria.


A Neurohacker é uma empresa focada em mapear comportamentos, identificar padrões e implementar mudanças que gerem transformação.



20 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page