top of page
  • Foto do escritorAffetic

Plano de Parto: o que é e como fazer o seu.



O Plano de Parto é um documento com validade legal, recomendado e reconhecido pelo Ministério da Saúde. Elaborado pela gestante, dele devem constar seus desejos para si e para o seu filho no parto e após ele.

Se possível, é interessante que o (a) companheiro (a) participe desse processo visto que estará presente na hora do parto, atuando, muitas vezes, como porta-voz da mulher. Caso a gestante conte com o apoio de uma Doula, ela tem muito conhecimento para auxiliar na elaboração do Plano de Parto, com base nas evidências científicas. Antes de tudo, estude o máximo que puder sobre o parto e suas fases, além dos principais procedimentos médicos que podem ser necessários durante ele. Só então, comece a traçar o plano. Pegue as dicas abaixo para iniciar:

Trabalho de parto: seja específica sobre liberdade de movimento, as roupas que quer usar, os métodos de alívio da dor que aceitará receber, sua preferência quanto a silêncio ou música ambiente, massagem, presença de uma doula e/ou seu (sua) companheiro (a),uso do chuveiro e ingestão de alimentos e água.

Parto: defina suas preferências quanto à temperatura, iluminação, uso de analgesia, possibilidade de nascimento na água; raspagem dos pelos, episiotomia (corte na vagina), posição para parir.

Pós-parto imediato: defina seu posicionamento sobre clampeamento tardio do cordão (mínimo de 3 minutos), dectação espontânea da placenta, amamentação do bebê na primeira hora de vida, primeiros exames e vacinas do bebê, aplicação de nitrato de prata, primeiro banho e oferta de bico artificial.

Cesárea: cesárea intraparto; iluminação e temperatura; corte do cordão; contato pele a pele na primeira hora de vida.

Fonte: https://www.commadre.com.br/o-que-e-plano-de-parto-e-como-fazer-o-seu/


14 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page