top of page
  • Foto do escritorAffetic

Vacina BCG: obrigatória e muito importante

Atualizado: 9 de jul. de 2021


No dia 1º de julho, comemora-se o Dia da Vacina BCG. Entenda melhor porque essa vacina merece um dia dedicado a ela.


A BCG é uma vacina indicada contra a tuberculose e é normalmente administrada logo após o nascimento. Embora não impeça a infecção diminui as chances de que ela evolua e evita, na maior parte dos casos, as formas mais graves da doença. A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Como é administrada

Geralmente, para crianças com idade inferior a 12 meses a dose recomendada é de 0,05 mL e para aquelas com idade superior a 12 meses é de 0,1 mL. Sempre aplicada no braço direito da criança, a resposta à vacina leva de 3 a 6 meses para aparecer e é notada quando surge uma pequena mancha vermelha elevada na pele, que evolui para uma pequena úlcera e, finalmente, uma cicatriz. A formação da cicatriz indica que a vacina foi capaz de estimular a imunidade no bebê.

Cuidados após a vacina

Depois de receber a vacina, a criança pode apresentar uma lesão no local da injeção. Para que a cicatrização seja feita corretamente deve-se evitar cobrir a lesão, manter o local limpo, não aplicar qualquer tipo de medicamento, nem fazer curativo na região.

Possíveis reações

Normalmente a vacina contra tuberculose não leva ao surgimento de efeitos colaterais, além da ocorrência de inchaço, vermelhidão e sensibilidade no local da injeção. Embora raro, em alguns casos pode ocorrer inchaço dos gânglios linfáticos, dor muscular e ferida no local da injeção. Ao surgirem esses efeitos colaterais, é indicado ir ao pediatra para que a criança seja avaliada.

Quem não deve tomar

A vacina é contraindicada para bebês prematuros ou com menos de 2kg, sendo necessário esperar o bebê chegar aos 2kg para que seja administrada a vacina. Além disso, pessoas com alergia a algum componente da fórmula, com doenças congênitas ou imunodepressoras, como infecção generalizada ou AIDS, por exemplo, não devem tomar a vacina.


Fonte: Tua Saúde

6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page