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Quer viver e trabalhar melhor? Veja 5 passos essenciais para ter mais saúde e bem-estar.


Com o início da pandemia, a rotina de muitos se transformou bruscamente: adquiriram-se novos hábitos e abandonaram-se outros. Mesmo quem nunca havia sofrido de ansiedade experimentou um pouco dessa sensação de a mente e o corpo não estarem no mesmo lugar. Se você se tornou pai ou mãe nesse contexto, certamente as preocupações deram lugar a ainda mais stress.

Infelizmente, ainda há um bom caminho a se percorrer para controlar o vírus, por isso é importante buscar, hoje mesmo criar meios de amenizar a tensão que este cenário tem gerado. Estabelecer uma rotina é o primeiro deles, que, na verdade, engloba todos os outros.


1. A rotina é construída a partir da execução de várias tarefas ao longo do dia, que de forma repetitiva se transformam em hábitos, sejam eles bons ou ruins. Criar uma rotina diária saudável é fundamental para a saúde física e mental. Isso significa organizar seus horários para tarefas como acordar, comer, trabalhar, se exercitar, dormir. Manter uma disciplina dessas atividades na maior parte da sua semana vai te trazer mais saúde, além de fazer você se sentir mais produtivo e motivado no trabalho.


2. Inclua na dieta alimentos fontes de triptofano e magnésio, que ajudam o corpo a relaxar e aumentar o nível de prazer e bem-estar. Exemplos: banana, aveia, abacate, cacau, castanhas e sementes.


3. Cuidado com o consumo de açúcar e alimentos açucarados (refrigerantes, chás industrializados, achocolatados, biscoitos, bolos, sorvetes, balas). Além de “roubar” nossa energia, o açúcar deixa a mente excitada, ansiosa e dispersa, atrapalhando o foco e a concentração e, consequentemente, a produtividade.


4. Bebida alcoólica em excesso piora a qualidade do sono e desregula o ciclo circadiano. Aprecie com moderação.


5. Alimentos ricos em cafeína (café, mate, refrigerantes à base de cola e chás como verde e branco) podem potencializar a ansiedade, portanto, reduzir a ingestão e evitar o uso após às 16:00 ajuda a não perturbar seu sono. Para os mais sensíveis à cafeína, o ideal é interromper o uso após às 14:00.


E aí? Vamos colocar esses passos em prática a partir de hoje?

Temos parceiros que podem te ajudar nisso! Confira: https://www.affetic.com.br/parcerias-pcv

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