top of page
  • Foto do escritorAffetic

Home office: como ser produtivo com os filhos em casa?

Atualizado: 22 de abr. de 2021



Embora pareça um pouco ou muito mais confortável trabalhar em casa, esse formato traz alguns desafios. O principal deles é que a separação da vida pessoal e profissional pode ser especialmente complexa quando você tem filhos pequenos em casa.


O novo normal, resultante da pandemia que se alastrou pelos quatro cantos do mundo fez com que diversas empresas optassem pelo home office. Essa forma de trabalhar não é nova; ela explodiu durante a crise econômica de 2008. De modo geral, traz benefícios, mas diante da situação de confinamento, se tornou, para muitos, uma obrigação difícil de assimilar. Para quem tem filhos, principalmente.

Com os pequenos exigindo atenção, é difícil focar nos pedidos do líder imediato, dos colegas de trabalho, clientes, fornecedores, etc.


Entre as dificuldades mais recorrentes, estão:

  • Lidar com o barulho e as responsabilidades domésticas se não tiver ajuda;

  • Estresse por não conseguir separar as tarefas de casa e do trabalho;

  • Maior proteção ao espaço e equipamentos de trabalho para evitar acidentes com as crianças;

  • Maior esforço no planejamento e organização para a execução das atividades;

  • Possibilidade de ser mais demandado para realizar tarefas fora do horário normal.

Diante desses desafios, selecionamos 5 passos essenciais para manejá-los:


1. Crie espaços de “trabalho" para eles


Se você tem algum espaço em sua casa, pense em organizar um local onde eles possam desenhar, fazer quebra-cabeças, colorir, brincar com um jogo e se distrair.


É importante implementar atividades que não requeiram muita supervisão por períodos médios de tempo. Para isso, a tecnologia também pode ser uma aliada, se usada com moderação.


2. Estabeleça rotinas e limites


Tanto as crianças quanto os adultos são seres que precisam de rotina. Por isso, é importante que os pequenos tenham horários desde cedo.


Quando os pais trabalham em casa, a rotina precisa ser reforçada, para que eles compreendam que os pais tem suas próprias atividades fazer. Mas não se esqueça de criar momentos de distração para eles e para você, nos quais vocês possam compartilhar como família, sem tanta pressão.



3. Saiba do que seu filho gosta


O segredo para trabalhar bem com as crianças em casa é conhecê-las e saber o que as estimula. Para algumas, os desenhos animados são bons meios de entretenimento; para outras, não. Teste qual fórmula funciona com seu filho.


Se seu filho é mais reservado, atividades como pintar e colorir podem funcionar bem, assim como assistir a um filme. Por outro lado, se seu filho for extrovertido, precisará de mais estímulos para se divertir. Experimente construir jogos, montar um circuito simples ou oferecer brinquedos com luzes e música.



4. Peça ajuda

Se você tem mãe, filho mais velho ou um parceiro cujo horário de trabalho

é diferente, peça ajuda! Dessa forma, você evita cair na multitarefa, que só gera maior estresse no trabalho e na

rotina familiar.


Pedindo ajuda você terá mais momentos de tranquilidade, produtividade e concentração. Estabeleça, com seu parceiro ou família, uma divisão simples de tarefas que lhe permita alguns momentos para si mesmo (a).

O mesmo se aplica ao seu trabalho. Informe seu empregador e colegas de que você tem filhos pequenos. Assim, poderá ser possível adaptar os seus horários aos momentos de maior tranquilidade em casa (de manhã cedo, durante as suas sonecas ou aulas online).


5. Adapte e sincronize dispositivos.

Com as crianças por perto, não se limite ao computador para o trabalho. Adapte tablet ou celular para maior mobilidade ao atender uma emergência com seu filho. Instale em seus aparelhos aplicativos de produtividade, videochamadas e sistema de gestão de trabalho remoto.


Dicas adicionais para home office com crianças em casa:


  • Se seu filho ainda é muito bebê (9 meses - 2 anos), coordene reuniões ou momentos importantes do trabalho com a hora de seus cochilos. Nessa idade, os pequenos tendem a dormir regularmente;

  • Quando ambos os pais trabalham, a melhor estratégia para ter sucesso é revezarem entre si ou tornar os horários mais flexíveis;

  • Existem jogos online que auxiliam na aprendizagem e estimulação psicomotora de crianças. Use-os a seu favor.

  • Compre brinquedos divertidos e que sejam capazes de atrair a atenção do seu filho por mais tempo.

Para mais conteúdos como esse, acesse a categoria Trabalho e Família.


 

Tradução livre do site http://www.menteprofesional.com/5-trucos-homeoffice-hijos-pequenos/




37 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page