O corpo de uma gestante passa por inúmeras mudanças e por isso é importante realizar atividades físicas que irão ajudar no desempenho das atividades cotidianas até o momento do parto. Além de exercícios aeróbicos, como pedalar ou caminhar, a gestante deve incluir exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.
Os alongamentos devem ser executados de forma lenta e mantidos por 20 segundos, podendo ser realizados de 3 a 5 dias por semana, com uma duração de 30 a 40 minutos. Outro fator que deve ser levado em consideração é a escolha dos exercícios e a fase que a gestante se encontra, pois uma prescrição incorreta pode potencializar alguma dor já existente. Então, o profissional de Educação Física deve priorizar os exercícios simples e seguros, porém com qualidade de movimentos.
Os exercícios de alongamento durante a gestação trazem diversos benefícios, dentre eles:
Aumenta a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço nas pernas;
Evita ou alivia as dores nas costas, principalmente na região lombar;
Melhora a consciência corporal e o equilíbrio;
Aumenta a amplitude dos movimentos das articulações;
Reduz a tensão muscular, ajudando a relaxar e aliviar o stress;
Auxilia no trabalho do parto.
Então, mamãe, agora que conhece todos os benefícios do alongamento, que tal começar a praticar?
Se cuidar faz bem para você e seu bebê!
Fernanda Parmagnani é Personal Trainer e professora de aulas coletivas com mais de 20 anos de experiência. Recentemente, teve lançado o livro “Atividade Física e inovação: tendências e perspectivas”, do qual participou.
A profissional possui dois programas exclusivos, voltados para a saúde da mulher: Fit Workout e Fit Flex.
Comments